Minha História

Ana Rosa nasceu no Circo Teatro Novo Horizonte, na cidade de PromissãoSão Paulo. O circo pertencia ao Capitão Juvenal Pimenta, seu avô, e foi o berço de sua primeira experiência artística: aos quinze dias de vida, a pequena Ana Rosa foi levada ao palco durante a apresentação do espetáculo teatral "O mundo não me quis", no qual representava um recém-nascido abandonado. A partir daí, seguiu os passos de sua família e aos quatro anos de idade, já interpretou seu primeiro personagem com falas. Aos nove anos de idade, além de atuar nos espetáculos teatrais, a atriz também trabalhava fazendo números no trapézio e no arame

Durante a década de 1970, 1980 e 1990, conciliou seu trabalho em TV com espetáculos teatrais como "Uma janela para o sol" e "Os inimigos não mandam flores", ambas de Pedro Bloch; "Os marginalizados", de Abílio Pereira de Almeida, na Cia. de Dercy Gonçalves; "Médico à força", de Moliére; "Se", deSérgio Jockyman; "Camas redondas, casais quadrados", com direção de José Renato; "A calça", de Millôr Fernandes, com direção de Maurice Vaneau; "A Nonna", com direção de Flávio Rangel; "D. Rosita a solteira", de Frederico Garcia Lorca; "Amor bruxo", direção de Roney Villela; "Trair e coçar é só começar", na qual ficou quatro anos; "As lobas", direção de Antônio Pedro Borges. A convite de Walmor Chagas, a atriz integrou o elenco permanente do Teatro Ziembinsky (Rio de janeiro), onde interpretou textos como "Prezado amigo" de Carlos Drummond de Andrade
Sua trajetória profissional confunde-se com a história da televisão brasileira. Em 1964, recebeu o convite de Cassiano Gabus Mendes,então diretor artístico da TV Tupi, para protagonizar Alma Cigana. A novela foi a primeira da emissora gravada em vídeo tape e transmitida diariamente em horário nobre, logo se transformando num grande sucesso.
Após a excelente audiência de sua próxima novela, Se o mar contasse, a atriz passou a fazer parte do elenco da TV Tupi.
Em 1994. converteu-se ao espiritismo. Em 1979, Ana e Guilherme casaram-se oficialmente. Em 1981, nasceu Ana Beatriz, a caçula de oito irmãos.
Ana Rosa trabalhou na TV Tupi durante 16 anos, onde atuou em 28 telenovelas e inúmeras produções, como TV de Vanguarda, TV de Comédia, Grande Teatro Tupi, entre outras. A atriz pertenceu ao elenco do canal até janeiro de 1980, quando a emissora faliu.
Ao longo desses 40 anos de carreira, Ana Rosa também foi pioneira trabalhando em outras emissoras. Em janeiro de 1982, foi convidada por Silvio Santospara protagonizar Destino, a primeira telenovela do SBT. A atriz também trabalhou em produções da extinta Rede Manchete, dentre as quais a novelaAntônio Maria, produção que inaugurou, em 1985, os estúdios da TV Manchete, em Água Grande, Rio de Janeiro.
Na Rede Globo, Ana Rosa fez sua estréia na minissérie Moinhos de vento (1983), com direção de Walter Avancini. Na emissora, a atriz atuou em mais de 14 produções, incluindo atuações em Caso VerdadeBrava GenteVocê DecideRetrato de Mulher e A Grande Família” como Genoveva, namorada de seu Flor (Rogério Cardoso).
Na televisão, Ana Rosa trabalhou com diretores como Geraldo VietriCassiano Gabus MendesAntônio AbujamraLima DuarteWalter AvanciniDenis CarvalhoPaulo UbiratanLuiz Fernando CarvalhoDaniel FilhoRicardo WaddingtonJayme MonjardimMarcos Paulo, entre outros.
Em 1997, juntamente com Guilherme Corrêa, fez a adaptação do livro "Violetas na Janela", de Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho, para o teatro, e participou de sua produção. O espetáculo, que já foi assistido por mais de 156 mil pessoas, ainda excursiona pelo Brasil. Em 1998, Ana Rosa também assumiu o desafio de dirigir o espetáculo "O Cândido Chico Xavier", que também permanece até hoje excursionando pelo país.
Ainda em 1997, a atriz entrou para o Guinness Book como a recordista em número de trabalhos em telenovelas gravadas em videoteipe. Como protagonista, coadjuvante ou em participações especiais, Ana Rosa mantém esse recorde até hoje.
Ana Rosa também atuou no cinema, onde trabalhou em filmes como: Quatro Brasileiros em Paris (1965), Os Diabólicos Herdeiros (1966), O Pequeno Mundo de Marcos (1968), de Geraldo Vietri, e Quatro Pistoleiros em Fúria (1972), de Edward Freund.
No ano que Ana Rosa completou suas quatro décadas de carreira como atriz, ela comemorou com o lançamento do livro "Essa Louca Televisão e sua Gente Maravilhosa" (Editora Butterfly), que conta sua trajetória e relembra suas passagens marcantes e histórias curiosas vividas na televisão, com depoimentos de vários artistas e profissionais da área.



No cinema os trabalhos mais recentes foram:
2008- “Bezerra de Menezes”, de Glauber Rocha
2009- “As vidas de Chico Xavier”, de Daniel Filho
2009- “Nosso lar”, de Wagner Assis
2009- “O filme dos espíritos”, de André Marouço
2009- “E a vida continua”, de Paulo Figueiredo.
Em 2004 lançou o livro "Essa louca televisão e sua gente maravilhosa" onde narra algumas passagens pitorescas de sua vida profissional.
Em 2010 graduou-se como bacharel em Cinema pela Universidade Estácio de Sá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário